Páginas

O Temor de Deus

Basicamente, temer a Deus é ter uma vida abnegada, motivada pelo amor que Ele sempre demonstrou por nós e tão-somente voltada para os Seus propósitos aqui na Terra.

O próprio Senhor Jesus manifestou atitude de temor, quando disse: “...Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.” (Lucas 22.42).

Se, portanto, queremos que o Senhor Jesus, na Pessoa do Seu Espírito, venha a Se manifestar por nosso intermédio, temos a obrigação de assumir o Seu caráter através de atitudes e procedimentos semelhantes aos d’Ele, conforme nos disse: “...A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” (João 4.34).

Estamos realmente realizando a Sua Obra? Se honestamente confessamos que sim, então positivamente há temor a Deus em nossos corações!


Homens tementes a Deus
O temor ao Senhor jamais será uma realidade em nós enquanto prevalecerem o egoísmo e as ambições pessoais. É preciso haver, de fato e de verdade, uma total renúncia do nosso querer.

Aliás, esta é a grande luta que travamos a cada instante; a velha batalha entre a carne e o Espírito, conforme o apóstolo Paulo afirma: “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” Gálatas 5.16,17

Davi

A Bíblia diz que “...O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo...” (1 Samuel 13.14). Conforme vemos, o Senhor procura homens e mulheres para a realização do Seu propósito; alguém a quem Ele possa confiar responsabilidades neste mundo.

Estas pessoas, tão desejadas por Deus, precisam ser tementes a Ele. Davi foi uma destas pessoas, e, mais tarde, teve o privilégio de provar isto na ocasião em que foi perseguido injustamente pelo rei Saul.

Davi se recusou a matá-lo nas duas oportunidades que Deus lhe concedeu, porque considerava que apesar de estar endemoninhado, Saul era um ungido do Senhor. Que cada de um de nós esteja com o coração voltado para o Senhor Jesus e que Ele faça a Sua santa vontade na nossa vida.

O livro de Jó começa assim: “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.” (Jó 1.1). Jó dispensa qualquer comentário a respeito do seu caráter; a sua vida era gloriosa aos olhos de Deus.

Quando se acabavam os banquetes que os seus filhos promoviam, ele, com cuidado paterno e espiritual, santificava os filhos (Jó 1.5). Por aí

verificamos o temor a Deus por parte deste homem, o que o levou a ser glorificado pelo próprio Deus diante de Satanás.

Observemos o seu comportamento nos momentos de aflição. Não faltaram, por exemplo, os amigos, que lhe aconselharam a tomar as mais diversas atitudes, dentre as quais a de abandonar o seu Deus.

A paciência de Jó só foi possível devido à sua grande confiança no seu Criador, a quem se mostrou fiel em todos os momentos. Que analisemos as nossas vidas à luz da vida de Jó, para que também possamos ser glorificados pelo nosso Deus!

Retirado do livro "Estudos Bíblicos", do bispo Macedo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger